Sua empresa está crescendo? Conte com o projeto de cabeamento estruturado

Infraestrutura de rede é uma realidade dentro das empresas, a sua já conta com o cabeamento estruturado?

A comunicação de dados demanda melhorias conforme a empresa cresce. Por isso, melhorar a rede da empresa se torna uma necessidade. E, para compor uma rede de informações moderna, é necessário combiná-la com o cabeamento estruturado. Como dissemos, uma empresa em crescimento precisa estar sempre melhorando sua rede de informações, o cabeamento estruturado torna o aprimoramento mais fácil e rápido, sendo possível alterar e melhorar sempre que for necessário.

Para ajudar sua empresa a ter uma melhor comunicação de dados, trouxemos algumas dicas de como montar uma infraestrutura de rede eficiente e gerenciável.

Índice

Como funciona a infraestrutura de rede?

Saiba como montar uma rede com cabeamento estruturado


Computadores e cabos formam uma infraestrutura de rede, cada equipamento desse conjunto precisa estar conectado e sincronizado entre si para que a comunicação ocorra sem falhas, evitando a perda de dados.

O funcionamento em conjunto, além de integrar a troca de informações, sendo possível ler, copiar e sobrescrever os dados presentes em uma máquina a partir de outra, também serve para partilhar um mesmo aparelho, como impressoras. A rede, no entanto, serve também para telefonia, internet, multimidia etc., dependendo da necessidade da empresa.

Já o cabeamento estruturado serve para que todos os cabos dessa rede sejam organizados de uma maneira padronizada, independentemente do tipo de rede. Esse passo minimiza os custos e facilita quando for necessário expandir a rede devido ao crescimento da empresa. Todo os tipos de dados, seja voz (telefonia), multimídia (som ambiente ou vídeo) podem ser transmitidas através do mesmo cabo de mesma infraestrutura (tomadas, conectores, painéis).

Sempre que fizer algo na empresa, conte com as mudanças futuras devido ao seu crescimento. Afinal, essa é a vontade de todo o empresário: que seu empreendimento cresça. A infraestrutura de rede se faz necessária devido ao aumento de dados e isso é algo que tende a aumente sempre. Por isso, desde o início a rede precisa ser pensada de uma forma que evite retrabalho quando for necessário expandi-la novamente, por isso o uso de cabeamento estruturado é indispensável.

Para começar, confira alguns pontos importantes para montar uma infraestrutura de rede na sua empresa.

1 – Local

É necessário conhecer o ambiente em que a rede será construída. Calcule o ambiente do início ao fim e não esqueça de medir as dimensões para instalar cada dispositivo e avaliar a quantidade de material usado para construir a infraestrutura de rede.

Sabendo o espaço disponível, calcula-se a quantidade ideal de equipamento, evitando desperdícios ou falta.

2 – Quanto a empresa cresceu?

Saiba a quantidade de pessoas que usará a rede para, então, ser possível mensurar a capacidade que deve ser instalada. Não considere apenas a quantidade atual, mas faça também uma projeção futura. Quantos funcionários a empresa pretende contratar a curto e médio prazo?

3 – Orçamento

Os pontos anteriores são necessários para conseguir estabelecer o quanto será investido. Sabendo o tamanho do local e a quantidade de pessoas que vai usar, é estabelecido a quantidade de material: metro do cabo de rede, computadores, mouses etc.  Para isso, conte com os especialistas da ATT, que estão disponíveis para analisar caso a caso e propor a solução ideal e com o melhor custo x benefício. Fale com a gente

4 – Instalação elétrica

A instalação elétrica que existe na empresa consegue fazer a rede funcionar? Contar com piso elevado é muito mais fácil para realizar qualquer mudança. A flexibilidade é uma das principais vantagens do piso elevado. Atualmente, a demanda de energia é muito maior do que antes. Por isso também, é mais fácil manejar o cabeamento sob o piso elevado, do que em instalações no teto.

5 – Quantidade de servidores

Os tipos de tecnologias que a empresa usará determina a quantidade de servidores necessários. Por exemplo, câmeras de monitoramento, controle de acesso e o sistema que será utilizado. Conte com a ATT, que tem especialistas que estão disponíveis para analisar cada caso e propor a solução ideal e com o melhor custo x benefício. Fale com a gente!

6 – Plano B

Para o caso de falhas por fatores externos, como queda de luz, tenha um sistema alternativo ao sistema principal. Com isso, a empresa vai continuar seu funcionamento normalmente. Para o exemplo da queda de luz, o ideal seria ter um gerador, nobreak ou estabilizador de energia.  

7 – Alternativa à internet

Um dos imprevistos mais recorrentes e prejudiciais é a falha na internet e não é possível estar offline nos dias de hoje. Por isso, certifique-se que em caso de falhas, exista outra forma de obter acesso à internet como, por exemplo, contratar mais de uma empresa provedora de internet .

8 – Segurança

A importância de manter toda a informação segura é óbvia, por isso, implemente políticas de acesso para controlar quem pode se conectar à rede. Além disso, não esqueça da proteção contra vírus e ataques massivos.

9 – Cabeamento estruturado

Uma empresa bem-sucedida está sempre em crescimento, sendo necessário ter flexibilidade para se adaptar às mudanças necessárias. Reorganizar pessoas, locais de trabalho e funções faz parte da rotina de empresas em ascensão. Em uma dessas mudanças, reestruturar a rede é uma necessidade. Possuindo o cabeamento estruturado, a empresa não perde tempo de trabalho.

Possuir infraestrutura de rede é uma necessidade assim como ter telefone nas empresas e, conforme a tecnologia continua mudando e melhorando, a rede precisa acompanhar as novidades também. A estrutura de cabeamento possibilita todo o aprimoramento necessário, garantindo a capacidade de processamento, o aumento do porte das redes e a introdução de métodos de acesso mais rápidos e mais seguros.

Conheça a  ATT Tendências Tecnológicas

A ATT Tendências Tecnológicas, desde 2001, atua com serviços de infraestrutura de rack e rede, cabeamento estruturado e telecomunicações, entregando para seus clientes marcas de confiança e qualidade, com certificação da Anatel, dentro do mercado de soluções de conectividade de redes.

A ATT Tendências Tecnológicas oferece soluções (hardware/software), como estabilizadores de energia, proteção elétrica, conectividade e redes.

Buscamos atender, sob medida, as necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte. A ATT Tendências Tecnológicas tem como meta apresentar para seus clientes soluções que se ajustem à qualidade das suas empresas, mas sem deixar de lado o preço justo.

Entre em contato

Quando precisar de soluções tecnológicas, fale conosco pelos telefones (13) 99685-9370 | (13) 3324-8398, mande-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site. Aguardamos seu contato!


A ATT Tendências Tecnológicas oferece cabeamento estruturado, infraestrutura de redes, estabilizadores de energia, de tensão e para PC, a fim de promover a proteção elétrica dos aparelhos. Trazemos soluções (hardware/software), de conectividade e redes, que atendam sob medida as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!