Soluções de infraestrutura de TI: conheça os benefícios do piso elevado

Você já conhece os benefícios do piso elevado? Entenda como funciona

Já pensou em realizar mudanças no projeto do cômodo, fazer ampliações, manutenção e remanejamento de instalações sem aquele típico quebra-quebra de obras? O piso elevado é uma das soluções de infraestrutura de TI que serve justamente para facilitar as mudanças necessárias na instalação elétrica. Com ele, o aspecto visual do ambiente também melhora, pois o uso de canaletas aparentes é desnecessário.

Esse recurso é cada vez mais necessário, considerando a rapidez com que novos equipamentos surgem no mercado e as adaptações que as empresas precisam fazer em seus escritórios por causa disso. O piso elevado também é vantajoso do ponto de vista sustentável, uma vez que diminui a quantidade de lixo produzida com obras e reformas.

Índice

Como é feito o piso elevado?

Onde é possível instalar?

Quais as vantagens

O que levar em consideração quando instalar o piso elevado?


Como é feito o piso elevado?

O piso elevado é formado por placas removíveis sustentadas por uma estrutura, que pode variar de altura de acordo com cada necessidade. Isso cria um vão entre o chão e a placa, por onde passará cabeamento elétrico, instalações para ar-condicionado e até hidráulicas. Com isso, o acesso a essas instalações se torna muito mais fácil. Os materiais mais utilizados para o piso elevado são o aço ou o polipropileno.

Onde é possível instalar?

Diversos locais se beneficiam do piso elevado, mas para alguns são imprescindíveis. Falando sobre residências, é possível instalá-lo em área externa (quintal, ao redor da piscina) ou interno. Em empresas que possuem data center, o uso de piso elevado é indispensável. Já em escritórios também é recomendado uso do piso elevado.

Quais as vantagens

A flexibilidade é uma das principais vantagens oferecida pelo piso elevado. Hoje em dia a demanda de energia por metro quadrado é muito maior do já foi. Por isso também, é mais fácil manejar o cabeamento sob o piso elevado, do que em instalações no teto.

Outras vantagens são:

  • Maior capacidade para suportar cabeamento e arrefecimento
  • Adaptável às mudanças necessárias ao longo do tempo
  • Possui plataforma para escalabilidade futura
  • Diminui custos de manutenção
  • Ajustável para nivelamento do solo, de acordo com a necessidade. Com o uso de racks, é importante que isso seja feito para enfileirá-los
  • Em data center, é usado também para arrefecer o ambiente

O que levar em consideração quando instalar o piso elevado?

Como umas das soluções de infraestrutura de TI, o piso elevado tem alguns pontos que devem ser avaliados antes da sua instalação.

  • Material

Como citamos, os materiais mais utilizados no piso elevado são aço e polipropileno, mas existem outros materiais que podem ser utilizados. Para data centers, o mais comum é usar laminado de alta pressão (HPL), feitos de cimento e aço carbono ou alumínio fundido, sendo capaz de suportar bastante peso.

É importante que o material não necessite ser encerado ou lustrado, pois acumularia sujeira e poeira, bem como o uso de tapete é proibido pelo menos mesmo motivo. Além disso, é necessário saber o peso do que será posto em cima do piso elevado para que não ceda. Não apenas o que ficará fixo, mas também o que se movimentará. Esse cálculo de peso suportado é estabelecido por m2.

  • Estática

Se tratando de um recurso referente à energia elétrica, esse também é um fator que precisa ser considerado. Os pisos precisam ser estáticos dissipativos e que sejam capazes de conduzir mais de 100 volts distante dos equipamentos e pessoas. Isso também tem a ver com o material, que deve ser capaz de dissipação estáticas. E a instalação deve possuir uma substrutura aterrada, impedindo a geração de eletricidade estática.

  • Contenção

Para arrefecer o data center, o piso elevado deve seguir especificações técnicas. Ele deve ser selado, a fim de conter qualquer vazamento de ar.

ATT Tendências Tecnológicas para soluções de infraestrutura de TI

A ATT Tendências Tecnológicas, desde 2001, atua com serviços de infraestrutura de rede, cabeamento estruturado e telecomunicações, entregando para seus clientes marcas de confiança e qualidade, com certificação da Anatel, dentro do mercado de soluções de conectividade de redes.

A ATT Tendências Tecnológicas oferece soluções (hardware/software), como estabilizadores de energia, proteção elétrica, conectividade e redes.

Buscamos atender, sob medida, as necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte. A ATT Tendências Tecnológicas tem como meta apresentar para seus clientes soluções que se ajustem à qualidade das suas empresas, mas sem deixar de lado o preço justo.

Entre em contato

Quando precisar de soluções tecnológicas, fale conosco pelos telefones (13) 99685-9370 | (13) 3324-8398, mande-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site. Aguardamos seu contato!


A ATT Tendências Tecnológicas oferece cabeamento estruturado, infraestrutura de redes, estabilizadores de energia, de tensão e para PC, a fim de promover a proteção elétrica dos aparelhos. Trazemos soluções (hardware/software), de conectividade e redes, que atendam sob medida as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!