Infraestrutura de rack: como escolher?

Conheça os diferentes modelos de rack para servidores e escolha o ideal para sua empresa

Os servidores são ferramentas indispensáveis para empresas de qualquer porte. Com eles, é possível armazenar e gerir mais informações, de maneira mais rápida e segura do que se utilizando um desktop comum. Entre as opções, existe a infraestrutura de rack, essa é ideal para empresas que precisem de um datacenter e tenham disponível um local específico, apesar de ser compacto e ter uma grande capacidade de armazenamento.

No mercado, estão disponíveis diferentes modelos de rack para servidor, você sabe como escolher o melhor para as necessidades da sua empresa? É sobre isso que falaremos no texto de hoje. Entenda as diferenças entre os modelos de rack de rede e escolha aquele que for o mais ideal.

Índice:

1 – Como escolher o rack para servidor?

2 – Quais os modelos de rack para servidor?

3 – Outras características para observador no rack para servidores

A infraestrutura de rack para servidor são úteis para o funcionamento do sistema, bem como protegem o equipamento e mantém os cabos organizados.

Para as empresas que já possuem um servidor, mas precisam aumentar seu espaço ou sua capacidade de processamento, o rack de rede é a melhor opção. Indicado para empresas de porte médio — do ponto de vista de quantidade informações e acesso — o rack tem uma capacidade de armazenamento mais alta e pode ser usado para começar a criar ou gerenciar um data center.

A infraestrutura de rack permite a montagem de servidores empilhados. Mesmo ocupando mais espaço do que o recurso que a empresa já possuía, o rack ainda é compacto e atende às empresas que não têm muito espaço.

Como já citado, existem diferentes modelos de rack de dados e cada um serve melhor a uma necessidade. Confira quais são:

  • Rack de piso fechado: esse modelo é ideal para empresas que não precisam de um CPD profissional, mas priorizam a segurança dos seus equipamentos. É usado para um sistema misto de servidores, cabeamento estruturado e acessórios de rede.
  • Rack de piso aberto: uma opção para as empresas que precisam de um sistema profissional e que contam com a instalação de piso elevado para receber o rack para servidor.
  • Minirack de parede: serve para proteger equipamentos leves, não para instalação de servidores.
  • Rack de coluna: atende apenas o cabeamento estruturado

  • Medidas

As medidas precisam conciliar a necessidade para acomodar o servidor e o espaço disponível na empresa.

Então, sobre o espaço interno, considere colocar monitores LCD, dispositivos de monitoramento ambiental, bateria backup, e outros itens necessários. Suponha também que o equipamento vai aumentar, então opte por racks maiores.

Se for necessário circular com o servidor, o cuidado com o espaço é ainda maior. Avalie a largura das portas e elevadores, além do local que ele deverá ficar.

  • Resfriamento

Caso opte por um rack aberto, isso colabora para o resfriamento do servidor, diminuindo o gasto de energia, uma vez que a temperatura não ficará excessivamente alta, evitando o superaquecimento do equipamento.

Mas, se a escolha for um rack fechado, é preciso instalar ventiladores para promover o resfriamento necessário.

  • Prateleiras

Considerando a necessidade do servidor, também é possível escolher o melhor tipo de prateleira: fixa, deslizante ou ajustável. As ajustáveis ou deslizantes são as mais práticas, já que possibilitam adaptações.

  • Trilhos

Para escolher o tipo de trilho, pense na profundidade necessária para acomodar o servidor, para que ele facilite o manuseio do rack.

  • Pés

A melhor opção são os pés ajustáveis, assim o nivelamento pode ser feito de maneira mais precisa diante do peso do equipamento, bem como facilita se for preciso trocar o rack de lugar.

Infraestrutura de rack ATT Tendências Tecnológicas

A ATT Tendências Tecnológicas, desde 2001, atua com serviços de infraestrutura de rack e rede, cabeamento estruturado e telecomunicações, entregando para seus clientes marcas de confiança e qualidade, com certificação da Anatel, dentro do mercado de soluções de conectividade de redes.

A ATT Tendências Tecnológicas oferece soluções (hardware/software), como estabilizadores de energia, proteção elétrica, conectividade e redes.

Buscamos atender, sob medida, as necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte. A ATT Tendências Tecnológicas tem como meta apresentar para seus clientes soluções que se ajustem à qualidade das suas empresas, mas sem deixar de lado o preço justo.

Entre em contato

Quando precisar de soluções tecnológicas, fale conosco pelos telefones (13) 99685-9370 | (13) 3324-8398, mande-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site. Aguardamos seu contato!


A ATT Tendências Tecnológicas oferece cabeamento estruturado, infraestrutura de redes, estabilizadores de energia, de tensão e para PC, a fim de promover a proteção elétrica dos aparelhos. Trazemos soluções (hardware/software), de conectividade e redes, que atendam sob medida as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!


Você também vai gostar de: