Estabilizador de energia: por que ter um?

Já pensou que os equipamentos elétricos da sua empresa precisam de proteção elétrica?

Muitas empresas acabam sofrendo perda de equipamento caros e arcando com prejuízos financeiros devido à falta de estabilizador de energia, que muitos gestores acabam desconhecendo as funções e os benefícios que esse aparelho traz para a empresa no sentido de proteção elétrica.

Estabilizadores são equipamentos eletrônicos que são capazes de corrigir a variação da tensão de energia, dando proteção elétrica para os aparelhos. Assim, o uso de aparelhos eletrônicos tem muito mais segurança e estabilidade no dia a dia das empresas. Sua principal função é proteger os aparelhos das alterações vindas da rede elétrica, estabilizando a carga recebida.

Índice

1 - Por que o estabilizador de energia foi criado?
2 - Por que ter um estabilizador de energia é importante?
3 - Como o estabilizador de energia funciona?
4 - Como o estabilizador deve ser usado

O estabilizador de energia é um equipamento importante para manter o bom funcionamento e aumentar a vida útil de microcomputadores, impressoras, estações de trabalho, caixas registradoras (PDVs), equipamentos de áudio e vídeo, equipamentos de telefonia e telecomunicações: PABX, FAX, rádios de comunicação. O estabilizador começou a ser fabricado no ano de 1940 com o objetivo de regular a tensão de aparelhos movidos à válvula, como os primeiros televisores e geladeiras.

O Brasil possui um sistema de rede elétrico muito propenso a problemas que podem danificar aparelho. Exemplo disso são as quedas e variações de energia. Em alguns lugares do país, essa incidência pode ser maior que a média geral. Esses problemas são ainda mais comuns quando há chuvas, principalmente ocorrendo a queda momentânea ou mais duradora de energia.

Devido aos transtornos e prejuízos causados por essas falhas, o estabilizador de energia foi idealizado. Alguns dos problemas são: perda de alimentos perecíveis, eletroeletrônicos caros danificados e, depois, o transtorno de procurar a empresa de eletricidade para uma tentativa de ressarcimento. Por isso, é muito vantajoso investir em estabilizador de energia para conectar alguns equipamentos, estabilizar, limpar e manter a energia fornecida.

Imagine uma empresa que possui algumas impressoras, notebooks de última geração e outros equipamentos eletrônicos caros. E, devido ao uma queda energia, que pode ser bem rápida, perder todos esses aparelhos.  Isso significa parar por completo as operações de uma empresa por uma questão terceira: a instabilidade da rede elétrica, que, como já foi citado, é bem comum pelo Brasil.

É justamente por isso que investir em estabilizadores de tensão é muito importante. Principalmente estabilizador de energia para pc, já que computadores são os aparelhos mais comuns em empresas de diversos segmentos e também os mais caros.

Esses aparelhos servem como a principal e mais acessível segurança para os equipamentos, evitando prejuízo financeiro e demais perdas.

Como o nome indica, o “estabilizador” estabiliza a corrente elétrica que vem da rede antes de chegar ao equipamento eletrônico. Sendo assim, quando há aumento de tensão, que poderia queimar o fusível, o estabilizador de energia regula a voltagem e evita que danifique computador, impressora ou qualquer outro aparelho mais caro.

  • Não esqueça de verificar a potência do estabilizador, do aparelho e da rede elétrica. O que é um requisito mínimo para uso de qualquer aparelho elétrico, mas não custa nada lembrar;
  • Comparar se a tensão do estabilizador é compatível com o aparelho que você deseja ligar a ele;
  • Tomar cuidado para não usar o estabilizador em um local úmido;
  • O estabilizador possui saída de ar, cuidado para não bloquear essa função do aparelho colocando-o muito próximo à parede ou outros objetos;
  • Limpar o aparelho com mano úmido com água ou álcool. Não usar outros produtos químicos, bem como fazer essa limpeza periodicamente para que a poeira não o danifique;
  • Aparelhos que funcionem com motor CA (corrente alternada), não são compatíveis com estabilizadores. Por exemplo, refrigeradores, freezers, ferramentas elétricas, aparelhos de ar condicionado, desumidificadores, liquidificadores etc;
  • Além desses benefícios que comentamos, o estabilizador de energia também pode ser usado no lugar do adaptador T — mais conhecido como benjamin. Nesse caso, os estabilizadores são muito mais seguros, sem oferecer risco de curto-circuito, principalmente quando os aparelhos ficam integralmente conectados à energia;

Conheça a ATT Tendências Tecnológicas

Agora que você já sabe por que é importante ter um estabilizador de energia, não peca tempo e confira quais os aparelhos da sua empresa precisam dessa proteção elétrica a mais.

A ATT Tendências Tecnológicas, desde 2001, atua com serviços de infraestrutura e telecomunicações, entregando para seus clientes marcas de confiança e qualidade, com certificação da Anatel, dentro do mercado de soluções de conectividade de redes.

A ATT Tendências Tecnológicas oferece soluções (hardware/software), como estabilizadores de energia, proteção elétrica, conectividade e redes.

Buscamos atender, sob medida, as necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte. A ATT Tendências Tecnológicas tem como meta apresentar para seus clientes soluções que se ajustem à qualidade das suas empresas, mas sem deixar de lado o preço justo.

Entre em contato

Quando precisar de soluções tecnológicas, fale conosco pelos telefones (13) 99685-9370 | (13) 3324-8398, mande-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp ou preencha o formulário aqui no site. Aguardamos seu contato!

A ATT Tendências Tecnológicas oferece estabilizadores de energia, de tensão e para PC a fim de promover a proteção elétrica dos aparelhos. Trazemos soluções (hardware/software), de conectividade e redes, que atendam sob medida as necessidades de pequenas, médias e grandes empresas de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!