Sua rede é realmente blindada?

  Talvez por conta de interferências externas, grande probabilidade de descargas elétricas que ameaçam o bom funcionamento e a integridade física da rede, ou até mesmo porque queremos uma melhor qualidade no tráfego de rede, nós “blindamos” a nossa rede.

     Mas o que é essa blindagem?

     Há muitas formas fisicamente falando de dar ou criar interferência em uma rede utp. Por exemplo descarga elétrica onde além de dar interferência, acaba queimando tudo o que encontra pela frente, claro que dependendo da descarga, pois tem alguns tipos que são apenas picos de energia onde não queima nada, apenas ocasiona a interferência. Há outros modos também, como: encanamento de água, fios elétrios, antenas emissoras/receptoras, etc. Tudo ocasiona na interferência no tráfego da rede.

     Essas interferências acabam fazendo a rede oscilar, deixando-a mais lento ou até mesmo “derrubando” a rede(termo usado quando a rede lógica para de funcionar subtamente).

     A blindagem entra aí, quando se tem muitos problemas desses de interferência. Nas soluções do cabeamento, isto é, cabos de rede, conectores macho e fêmea, patch panels, rack, todos eles precisam ser blindados. No caso dos cabos e patch cords por exemplo, tem algumas nomenclaturas específicas – F/UTP, S/FTP, entre outras que você pode conhecer.

     A blindagem não para nos cabos, toda sua infraestrutura e também seus equipamentos precisam ser blindados, isto é, sua rede elétrica, seus Keystones(Jacks, RJ45 Fêmea), RJ45 Macho, Rack, Patch panels, tem que estar devidamente aterrados, se separar a rede elétrica da rede estruturada é mais seguro ainda.

     Depois que tudo estiver aterrado, tudo dentro dos conformes, aí sim, podemos afirmar que a rede é Blindada.

     Pois acontece muito, onde algumas pessoas, prestadores de serviço, empresas, diz para comprar um cabo blindado e fala que a rede é blindada, quando na verdade não é, isso por pura ignorância no assunto ou infelizmente por querer vender gato por lebre.

     Aqui na ATT, algumas vezes vimos esses casos, onde recomendaram o cabo blindado apenas, sem nem os RJ45 macho ser blindados. Nós sempre oferecemos as soluções completas e CORRETAS acima de tudo, pois a última coisa que queremos e gerar problemas para o cliente.

Está com dúvidas, problemas ou apenas precisando de algo? Nós da ATT temos a solução.

Gostou? Compartilhe!


Você também vai gostar de: