É muito importante entender as diferenças entre as classes de flamabilidade CM e CMX de cabos categoria 5e e 6.

De acordo com a norma NBR 14705/2001 – ¨Classificação dos Cabos Internos para Telecomunicações quanto ao Comportamento Frente a Chamas¨. Um dos requisitos de norma da ANATEL, os cabos categoria 5e e 6, classificados como CM é o que atende aos requisitos definidos por norma para cabeamento estruturado e cabeamento horizontal, e o CMX é restrito a condições especificas de instalação bem como patch/adapter cables.

Atende para as definições das classificações como também as aplicações de acordo com a NBR 14705, são:

 

  • CABO CM: Indicados para aplicação vertical e horizontal em tubulações com muita ocupação, em locais sem fluxo de ar forçado, em instalações em um mesmo ambiente ou em locais com condições de propagação de fogo similares a esta, avaliados conforme métodos de ensaios NBR 6812 ou alternativamente UL1581 Vertical Tray Flame Test.

 

  • CABO CMX: Indicados para aplicação em tubulações metálicas onde não exista concentração de cabos nem fluxo de ar forçado e onde a região exposta não seja superior a 3 metros de comprimento, devendo sua maior dimensão transversal ser menor que 6.4mm, avaliados conforme método ensaio NBR 6244 a ou alternativamente UL1581 Vertical Tray Flame Test.

 

Como saber se o cabo ou acessório comprado tem certificação de um laboratório ou entidade reconhecida?

 

Os produtos possuem certificação de algum laboratório internacional, devem ostentar na embalagem ou no próprio produto a marcação do símbolo do laboratório e o número do File Number do fabricante.

 

Como interpretar a marcação de certificação em um cabo?

 

Existem alguns itens obrigatórios para identificar que o produto é certificado:

 

  1. O nome do laboratório (UL, ETL);
  2. O File Number do fabricante, (E160837);
  3. Listed Verified: caso tenha ambas as certificações deverá haver uma gravação do nome do laboratório próximo ao File e outra próximo ao Verified;
  4. A classe de flamalidade, (CM, CMX, CMR);
  5. A categoria, no caso do Verified;

 

Ex: LEGRAND CONECTOR LINKEO RJ45 FEMEA – KESYTONE (UL) E1160837-ETL VERIFIED TIA/EIA-T568-B – CATEGORY 5E